Descrição: Belíssima agulha bastante destacada do conjunto da Cabeça de Negro. Seu cume foi atingido pela primeira vez em 12/03/83.
Como chegar à base: Deve-se tomar a mesma trilha sentido cume da Cabeça de Negro. Desvia-se para o caminho da Agulha Inhomirim e, no ponto desta caminhada onde se começa a descer para atingir a citada Agulha, toma-se à direita. No mapa, estão sobrepostos a trilha de ida e de volta, sendo que existem duas entradas para a trilha: pelo bar ou descendo mais adiante uma entrada à esquerda. No ponto do mapa onde está a marcação descida, inicia-se um contorno pela Cabeça de Negro até o ponto de parada. A marcação do GPS talvez não tenha a precisão necessária para indicar. Deve-se sempre seguir pela direita. A partir de então, começa-se a contornar a Agulha das Estrelas, para subi-la por trás. O auxilio de corda é bem útil em alguns trechos, como no da pirambeira.
Recomenda-se tomar bastante cuidado durante alguns trechos desta caminhada, devido às passagens sobre vegetação frágil, sendo aconselhável pequeno grupo de excursionistas.
Fonte: Relatório de conquista - acervo do CEP; https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?pic=trilhas-trekking&slug=agulha-das-estrelas&id=14178142&rd=pt